quarta-feira, 23 de junho de 2010

Quem é José Saramago?


"Se tens um coração de ferro, bom proveito. 
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia."

Na semana passada no dia 18 de Junho de 2010 morreu um grande escritor da língua portuguesa - José Saramago. Conhecido pelo seu ateísmo e comunismo, José Saramago entrou para sempre no rol dos grandes  escritores mundiais. 
Ele nasceu em 16 de novembro de 1922 na vila de Azinhaga, no conselho de Golegã. Na infância era pobre, seus pais eram agricultores. Não se formou em uma universidade e sim em um curso técnico, seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico.


"O talento ou acaso não escolhem, 
para manisfestar-se, nem dias nem lugares."

Sua primeira obra chamou-se "Terra do Pecado", foi publicada em 1947, quando Saramago tinha 25 anos. Toda sua obra é marcada pela oralidade, uma verdadeira celebração sobre a valorização da comunicação ao invés da língua escrita. Seu estilo de escrita encanta pessoas de todo o mundo. Por isso Saramago é considerado um mestre da literatura.
Em 1998 ele foi premiado com o Nobel de Literatura, entrando pra história como o único escritor de língua portuguesa a ganhar este prêmio.

No video abaixo vocês poderão curtir o curta "A maior Flor do Mundo" baseado em um conto de Saramago


"Não sou um ateu total,
todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, 
mas infelizmente não o encontro."


Durante sua vida, Saramago se meteu em algumas polêmicas, frutos de suas palavras duras contra a Igreja católica, as políticas anti-terrorismo, a Israel e aos governos capitalistas.

Ele já foi chamado anti-semita pelas declarações contra as ações políticas de Israel. Ele afirmou que os Judeus não merecem a simpatia pelo sofrimento por que passaram durante o Holocausto… Vivendo sob as trevas do Holocausto e esperando ser perdoados por tudo o que fazem em nome do que eles sofreram parece-me ser abusivo. Eles não aprenderam nada com o sofrimento dos seus pais e avós.

Ao passar por Roma em 2009, Saramago chamou o Joseph Ratzinger (Papa Bento XVI) de cínico, porque invocava a Deus, alguém que ele nunca viu ou ouviu, para reformaçar as próprias convicções medievais. Disse ainda, que não se pode deixar que a verdade seja ofendida por supostos representantes de Deus na terra.

Após publicar o livro "Evangelho Segundo Jesus Cristo" (proibido em Portugal) e depois "Caim", cresceu a tensão entre a igreja católica e o escritor. Saramago foi combatido por muitos setores da Igreja, mas isso não o incomodava. Chegou a dizer ao teólogo católico José Tolentinon "A mim, o que me vale, meu caro Tolentino, é que já não há fogueiras em São Domingos".

"Quem acredita levianamente tem um coração leviano."

Nos videos abaixo Saramago fala da sua opinião sobre a Igreja, Deus e a Bíblia



Agora Saramago sobre a democracia e sobre as relações de poder.



Pra terminar a reportagem da Globo sobre o escritor. Tá na cara que evitaram falar dos assuntos polêmicos mas ainda é útil.






5 comentários:

  1. Belo trabalho de pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. O Evangelho segundo Jesus Cristo não é proibido em Portugal, simplesmente não pode concorrer a um prémio de âmbito europeu, devido um veto qualquer do parlamento.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a todos que acessam diariamente ao blog. O trabalho de José Saramago é muito importante para a lingua portuguesa e conhecê-lo é uma tarefa longa mas extremamente compensadora.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post, nos oportunizou a conhecer mais um pouco sobre esse grande escritor.
    Obrigado por nos proporcionar esse brinde cultural.

    ResponderExcluir

O que você acha disso?