sábado, 17 de abril de 2010

Brincando com o Ubuntu 9.10 Karmic Koala e Instalando no Pendrive


Eu sempre gosto de experimentar os lançamentos relacionados a informática. Alguns fazem sucesso e outros não como tudo na vida. Mas experimentando estas coisas a gente acaba aprendendo um pouco. Com certeza não sei se este aprendizado servirá pra alguma coisa, mas pelo menos é divertido.
Pra mim não há dúvida que o Windows 7 é o melhor sistema operacional para Pc da atualidade, mas sempre gostei de usar o Ubuntu. A primeira versão que usei foi 8.04 que era muito legal, mas eu perdia muito tempo tentando resolver os problemas e instalar alguns programas. Sempre tinha que pesquisar muito em fóruns, blogs e sites relacionados ao assunto. Na última semana resolvi experimentar o novo Ubuntu 9.10 Karmic Koala. Estou rodando ele a partir do pendrive estou gostando muito. Então vou deixar as dicas aqui pra quem se interessar.

1) Primeiro você precisa baixar a imagem do Ubuntu 9.10 Karmic Koala. Você têm duas opções: a) Torrent (Clique Aqui); b) Link Direto (Clique Aqui). Eu prefiro o torret pelas facilidades e porque a velocidade sempre é máxima.
2) Grave a imagem baixada em um CD.
3) Reinicie seu computador com o CD no Driver. Verifique as opções de boot no Setup, a unidade de CD deve ser o primeiro.
4) Sistema operacional será carregado. 



5) Procure aquele pendrive que você não usa, ou um que tenha bastante espaço pra você particionar. Caso você vá instalar em apenas uma parte do pendrive (o meu caso) você deve primeiro ir até o Gparted (Sistema - Administração - Gparted) Separe uns 2 gigas para o seu Ubunto 9.10 Karmic Koala.
6) Agora tudo está pronto para Instalação: Vá até Sistema - Administração - Criador de disco UsB inicializável


7) Na primeira opção escolha sua unidade de CD (Onde está o disco do Ubuntu); Na segunda escolha o dispositivo onde você quer instalar o sistema, no nosso caso o pendrive (ou partição do pendrive).
8) Na última opção você marca "Armazenados no espaço adicional reservado" e configura o espaço que você que separar para que o Ubuntu salve as alterações que você fizer. Essa é a parte mais interessante porque com o Live Cd você testa o Ubuntu mas ele não salva as alterações que você fizer, instalando no pendrive todas as alterações são salvas.
9) Clique em "Criar um disco Inicializável" e espere a instalação terminar.
10) Depois de terminado é só reiniciar o Pc com o Pendrive plugado. Pronto.


Estou me divertindo com o meu aqui. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha disso?